Trabalhos thamara
O arranjo de átomos de uma mesma espécie, ou sua combinação com átomos de outras espécies através de ligações químicas e interações eletromagnéticas é o que podemos denominar estrutura. É a estrutura do material e não apenas sua composição química, a responsável pela formação de conjunto de propriedades que define um material.
Entende-se por propriedade o conjunto de “qualidades’ mensuráveis de um material”. São as propriedades um dos conjuntos de fatores que distinguem os materiais entre si, é o desempenho de um determinado componente e o processo de fabricação do mesmo.O processamento dos materiais é o conjunto de técnicas a que se submete o material para dar-lhes a forma desejada, processar um material implica em submetê-lo a condições das mais adversas.
Ex: O processo de laminação (conforme figura 1) é um processo de conformação mecânica, que deformar plasticamente o material, e esta mudança ocorre por esmagamento entre cilindros de aço, aumentando a condutividade térmica e elétrica, para então preencher um molde e obter uma peça após resfriamento. Quando comprime o material, muda à propriedade mecânica, muda também a estrutura interna onde os grãos sofre um processo de deformação plástica em função do processamento que o material teve, com isso, obtém materiais mais leves, maleáveis e resistentes mudando a composição química ou utilizando forma diferente de processar.
No caso o engenheiro tem de conhecer as estruturas e características dos materiais, caracterizar quais condições de operação, ou seja, conhecer os critérios de processos para a produção a que será submetido o referido material e levantar as propriedades requeridas para tal aplicação, saber como esses valores