Trabalhos feitos
Uma glândula é um órgão, constituído de tecido epitelial, cuja função é secretar algumas substâncias com uma função pré determinada. Esta substância pode ser secretada dentro do sistema circulatório ou fora dele. No primeiro caso a glândula tem função endócrina e no segundo função exócrina. Uma glândula pode conter os dois tipos de função ao mesmo tempo. O pâncreas, por exemplo, contém as duas funções.
Hormonios hormônio é uma substância química específica fabricada pelo sistema endócrino ou por neurônios altamente especializados e que funciona como biossinalizador
5 Glandulas e Suas Funções
Ovario: Das estruturas que constituem o carpelo, o estigma é o que se encontra na parte superior, ligando-se ao ovário através do estilete. O ovário é uma cavidade onde se encontram alojados os óvulos. Estes encontram-se ligados ao ovário através de um pedúnculo, o funículo, numa região designada por placenta e podem estar alojados em lóculos, formados a partir de dobras das margens dos carpelos.
As principais funções dos ovários são: gametogênese (amadurecimento e liberação do ovócito) (secreção exócrina) e produção de hormônios, como androgênios, estrogênios, progestagênios e inibina (secreção endócrina). Hipofise:A hipófise ou glândula pituitária é uma glândula situada na sela túrcica (uma cavidade óssea localizada na base do cérebro), que se liga ao hipotálamo através do pedículo hipofisário ou infundíbulo. A hipófise é uma glândula que produz numerosos e importantes hormônios, por isso antigamente era reconhecida como glândula-mestre do sistema nervoso. Hoje sabe-se que grande parte das funções desta glândula são reguladas pelo hipotálamo.
Possui dimensões aproximadas a um grão de ervilha, pesando de 0,5 a 1 grama. Glandula Suprarenal:Nos mamíferos, as glândulas suprarrenais ou glândulas adrenais são glândulas endócrinas envolvidas por