Trabalhos feitos
Os sinais de vídeo RGB entram em um pré-amplificador cuja principal função é isolar o microcomputador do monitor. Na realidade, o pré-amplificador faz o trabalho de um buffer, com amplificação de tensão adequada para alimentar o amplificador de saída final.
Amplificador de vídeo O amplificador de vídeo é um amplificador de potência, cuja responsabilidade é oferecer corrente para o tubo de raios catódicos.
-A seguir estão representados os sistemas mais complexos de amplificacão e reprodução dum sinal de video.
CI Micro ou Micom
O CI Micro é um circuito integrado com características especiais, projetado para controlar o monitor. Esse CI é construído no padrão VLSI CMOS (larga escala de integração), apresentando alto desempenho, grande velocidade de processamento e confiabilidade. É o responsável por exercer o controle de todo o funcionamento do monitor, desde a fonte de alimentação até a detecção do modo de vídeo, controlando o processamento de varreduras e vídeo por meio da freqüência de varredura horizontal e vertical. Esse circuito também gera o pulso de clamp.
Pulso de clamp
A função do pulso de clamp é polarizar o estágio pré-amplificador de vídeo. O clamp é um pulso gerado no circuito integrado, que trata o sincronismo horizontal (normalmente no CI micro), equilibrando a luminosidade com o nível de contraste da imagem.
Caso ocorra algum defeito e o pulso de clamp não chegue até o pré-amplificador RGB, certamente a tela vai ficar escura. Isso pode dar a falsa impressão de que o defeito é no circuito do cinescópio.
EEPROM
É um circuito integrado construído com a tecnologia VLSI CMOS. É uma memória somente para leitura, mas pode ser apagada e programada eletronicamente.
A EEPROM é a responsável pela comunicação bidirecional entre a placa controladora de vídeo do computador e o monitor, proporcionando controle de configuração automática, o chamado Plug and Play. Isto significa que o monitor é automaticamente reconhecido