Trabalhos feitos
A organização não governamental The Humane Society, dos Estados Unidos, calcula que são usados como cobaias por ano de 70 a 100 milhões de bichos que morrem, 30% sacrificados pela indústria de cosméticos.
No Brasil, não existe uma estatística oficial a respeito. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Instituto Vital Brasil mata cerca de 17 mil camundongos, oitenta cobaias e sessenta coelhos por mês. Mas, com isso, são fabricadas 60 mil doses de soro antiofídico, 120 mil doses da vacina anti-rábica e 5 milhões de doses da vacina antitetânica.
A fabricante de cosméticos Natura usou, em 2005, 96 animais em seus laboratórios, quando em 1999 utilizava 4 mil. É a única empresa brasileira de cosméticos que mantém o compromisso de eliminar inteiramente as experiências com animais até 2009.
Experimentos com animais
Porquinhos-da-índia, camundongos, coelhos e macacos são os animais mais utilizados pelos cientistas, mas, em alguns casos, também se recorre a cães, porcos e até baratas. Os bichos que participam das experiências são criados em viveiros chamados biotérios e geralmente são sacrificados após o estudo. Os defensores dos direitos dos animais repudiam esses testes*, afirmando que são cruéis e inúteis, mas os cientistas argumentam que, sem