Trabalhos feitos
-------------------------------------------------
Comportamento respondente incondicionado e condicionado
Há pouco tempo que o comportamento respondente deixou de se restringir à esfera dos atos reflexos e incondicionados.
Uma resposta não condicionada é uma resposta automática imediata ao estímulo não condicionado. Estas respostas são automáticas e não requerem aprendizagem, além de serem aparentemente comuns em todas as espécies. A relação entre o estímulo e a resposta não-condicionados é conhecida como reflexo não-condicionado (como por exemplo a contração e dilatação da pupila na presença de diferentes intensidades de luz, ou ainda o reflexo patelar) - o que caracterizaria um comportamento respondente não-condicionado (ou incondicionado).
O estímulo condicionado, por sua vez, é inicialmente um estímulo neutro que não desencadeia resposta. Todavia, quando um estímulo neutro é pareado com um estímulo não-condicionado ocorre aprendizagem. O estímulo neutro, agora chamado de estímulo condicionado, realiza a mesma ação da resposta não-condicionada, agora chamada de resposta condicionada, sem ser pareada com o estímulo não-condicionado. Estímulos condicionados são psicologicamente associados com condições como antecipação, satisfação e medo. A relação entre resposta e estímulo condicionados é conhecido como reflexo condicionado (ou condicionamento reflexo).
No condicionamento clássico, quando um estímulo não-condicionado é repetida ou fortemente pareado com um estímulo neutro, este se torna um estímulo condicionado e elicia uma resposta condicionada (como por exemplo a salivação humana quando se pensa no suco do limão) - o que tem como origem um comportamento respondente condicionado.
Há duas teorias competindo em como o comportamento respondente trabalha. A primeira, teoria estímulo-resposta (usada pelo behaviorismo radical), sugere que a associação entre estímulo e resposta se dá com o cérebro, sem o