Trabalho
METODOLOGIA DE PESQUISA
Professor (a): Elaine
Curso: Administração
Turno: Matutino
O conhecimento Cientifico
O conhecimento científico é real porque lida com ocorrências ou fatos, com toda “forma de existência que se manifesta de algum modo”.
Constitui um conhecimento contingente, pois sias preposições ou hipóteses tem a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico.
(ALMEIDA M.V ; Metodologia Cientifica, Editora Atlas S.A. São Paulo SP: 1991.)
É sistemático já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica, a tal ponto que as afirmações que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.
A investigação cientifica se inicia quando se descobre que os conhecimentos existentes, originários quer das crenças do senso comum das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas oi cientistas, são insuficientes e imponentes para explicar os problemas e as duvidas quer surgem. (Apud 1994 MOREIRA; SILVA, 2002)
Nesse sentido, iniciar uma investigação cientifica é reconhecer a crise de um conhecimento já existente e tentar modificar e ampliar ou substituir, criando um novo que a responda à pergunta existente. O ideal da racionalidade está em atingir uma sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias. A ciência, no momento em que sistematiza as diferentes teorias, procura uni-las estabelecendo relações entre um e outro enunciado, entre uma e outra lei, entre uma e outra teoria, entre um e outro campo da ciência de forma tal