Trabalhos feitos
A história da estatística deixa claro que sua função é estatística. A estatística é definida como um conjunto de métodos baseados na teoria das probabilidades, permitindo assim, coletar, organizar, descrever, e interpretar dados. Baseada em um levantamento de dados em determinada população, no qual se tem um objetivo para adquirir um resultado, este resultado pode ser: Valor absoluto; valor relativo; amostra; estimador; população; variável contínua; coleta direta e indireta.
As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as Instituições possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos, assim sendo os investimentos terão o menor risco possível.
Aplicações da estatística
A Estatística é uma ferramenta multidisciplinar, pois os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como no aprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como na iniciativa privada.
A variabilidade e a incerteza estão presentes em todas as áreas do conhecimento, tornando a estatística uma ciência de importância crucial para resolver uma série de problemas, através do uso de metodologias que permitem chegar a conclusões científicas. A estatística tem aplicações nos mais importantes ramos da ciência e torna-se uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão. Podendo ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Na área médica, por exemplo, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a