apostilafarmacologia

9793 palavras 40 páginas
Apostila

Introdução à Farmacologia,
Farmacocinética e Farmacodinâmica
Psicofarmacologia

Rodrigo Grazinoli Garrido
2011

Introdução à Farmacologia

Farmacologia pode ser definida como a ciência (do grego: λογία) que estuda os fármacos (do grego ϕάρμακον, fármacon) a sua origem e funcionamento a partir da interação com os organismos vivos. O campo abrange a composição de medicamentos, propriedades, interações, toxicologia e efeitos desejáveis que podem ser usados no tratamento de doenças, bem como os efeitos indesejáveis que acompanham o uso da substância.
Esta ciência engloba o conhecimento da história, origem, propriedades físicas e químicas, associações, efeitos bioquímicos e fisiológicos, mecanismos de absorcão, biotransformação e excreção dos fármacos para seu uso terapêutico ou não.
A psicofarmacologia seria uma parte do campo da farmacologia que trata da relação entre o uso de substâncias psicoativas e as alterações psíquicas diversas da ordem do humor, cognição, comportamento, psicomotricidade e personalidade.

Fundamentos Farmacêuticos

Faz-se necessário desde o início de nossos estudos definir certos termos que, muitas vezes, são usados de forma indiscriminada.
Droga: de forma geral, a palavra droga tem sido utilizada como sinônimo de substâncias psicotrópicas, especialmente para aquelas que são utilizadas abusivamente ou que determinam dependência. Contudo, esta é uma visão preconceituosa criada pela grande mídia. O termo droga, no âmbito da farmacologia, é sinônimo de fármaco que pode ser definido como substância química natural (também chamado de princípio ativo) ou sintética usada para prevenir, diagnosticar ou tratar patologias.
Medicamento: seriam fármacos que foram farmaceuticamente preparados (formulados). Podem contar com uma ou mais drogas (associações) em excipiente e veículo farmacologicamente inativo e necessário para a forma farmacêutica.
O nome do medicamento é, em geral, uma marca comercial, ex.: Anador®, enquanto o nome do

Relacionados