TRABALHOS FEITOS
Este trabalho tem por objetivo uma análise do filme Na Natureza Selvagem sob a perspectiva da Psicologia Analítica, onde serão implicados alguns conceitos teóricos da matéria que foram observados dentro da trama.
ANÁLISE DO FILME NA NATUREZA SELVAGEM SOB CONCEITOS DA PSICOLOGIA ANALÍTICA
1 ANÁLISE
O filme Na Natureza Selvagem relata a história real de Christopher McCandles, um jovem recém-formado, que adota o nome de Alexander Supertramp, e resolve abandonar a sociedade para viver em contato com a natureza, munido apenas de confiança, juventude, livros, uma grande mochila e seu antigo veículo, após dois anos viajando, acaba morrendo durante sua maior aventura, “o” Alasca.
Um primeiro ponto a ser analisado são os motivos que o levaram a essa escolha de abandonar a sociedade e ingressar em uma nova jornada. O difícil convívio com o pai hipócrita e a mãe submissa, relatados no filme através do diário e das lembranças da irmã – seu único alicerce emocional – ajuda-nos a compreender toda a explosiva necessidade de renascimento de Chris, para se ver livre de obrigações sociais. Por diversas vezes Chris revive o seu trauma de infância, ao lembrar das cenas de violência que presenciou entre os pais, aqui está empregada a constelação de um complexo, ou seja, ele remete ao evento, levando conteúdos da esfera inconsciente para a sua esfera consciente. Em uma das cenas em que ele está com o casal de hippies Rainey e Jan Burres, quando é questionado por eles: Onde estão seus pais? A resposta de Chris é: Vivendo suas mentiras em algum lugar! Todo esse conteúdo traumático o influencia a estabelecer uma nova jornada, para dar um sentido a própria existência, nesse ponto pode-se observar o inconsciente coletivo de Chris, a presença dos conteúdos arquetípicos, que o levaram a traçar um novo sentido de vida, pode-se citar o mito do herói aqui empregado. Toda a bagagem que ele carregou até a vida adulta contribuiu para a