Trabalho De Biologia
São encontrados nas proximidades de riachos, lagoas, açudes, banhados e outras áreas alagadas.
Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre. Além de possuírem uma pele muito fina que não protege da desidratação, eles colocam ovos sem casca, que ficam ressecados se permanecerem fora da água.
Abaixo segue alguns exemplos e características de anfíbios:
Sapo
É a espécie de anfíbio mais conhecido.
Os sapos, assim como os demais anfíbios, nascem na forma de girinos, respirando por brânquias como os peixes. Nessa fase tem a água como único habitat. Perdem a cauda ao se tornarem adultos e suas brânquias transformam-se em pulmões, o que torna possível aos sapos viverem também no meio terrestre. O fato do sapos absorverem oxigênio através da pele é porque possuem poucos alvéolos. Por esse motivo algumas espécies vivem próximos a uma fonte de água, na própria água ou em ambientes muito úmidos.
Os sapos não bebem água. Além do oxigênio, os sapos absorvem pela pele a água que seu organismo necessita, ao invés de bebê-la. Sua pele é permeável, o que o torna vulnerável a substancias químicas(como por exemplo) os venenos utilizados na agricultura. A maioria dos sapos sai de seu esconderijo apenas à noite, quando a temperatura é mais amena e há a ausência do sol, que facilmente desidrata sua pele.
As narinas e os olhos dos sapos ficam bem no topo de sua cabeça, o que torna possível aos sapos permanecerem com o corpo dentro da água, com os olhos e narinas fora. Os sapos escutam muito bem, embora seus tímpanos fiquem do lado de fora do ouvido. Como o sangue dos sapos é frio, sua temperatura corporal é sempre parecida com a temperatura ambiente, o que leva algumas espécies a hibernarem no inverno. Na época da reprodução, os sapos machos produzem um som, ou coaxam, para atrair as fêmeas. Para coaxar, inclusive dentro da água, os sapos enchem de ar o saco vocal que possuem. O som do coaxar varia de acordo com a espécie. A reprodução