Trabalhos feitos
3.2.1 Capitalismo de risco
O conceito de capitalismo de risco (venture capitalism) pode ser resumidamente definido assim: trata-se de uma associação entre capital e idéia (e capacidade de trabalho). Alguém que tem capital (pode ser um banco de investimento) associa-se com alguém que tem idéia e disposição de empreende-la. Aquele que tem a idéia faz um plano de negócios (business plan), em que exibe sua visão de futuro (onde o novo negócio se encaixa).
Na legenda em Português, o tradutor traduziu o termo “venture capitalist” por “investidor”.
3.2.2 Plano de negócios
O plano de negócios é um projeto de um negócio que se pretende empreender. Em geral trata-se de um negócio inovador. Nesse plano, descreve-se a natureza do negócio em si. Faz-se também uma avaliação da aceitação que o produto ou serviço do negócio terá pelo mercado.
O plano de negócios deve ter uma seção que descreve um fluxo de caixa projetado para o negócio, indicando quando e quanto se pretende investir, e quando e quanto se irá vender. Obviamente, o plano de negócios deve ter um fluxo de caixa projetado consideravelmente lucrativo, pois do contrário será descartado por qualquer investidor.
3.2.3 Sociedade do conhecimento
Sociedade do conhecimento é o termo que muitos autores tem se referido para descrever a sociedade atual, em que o conhecimento tem sido muito valorizado. Muitos produtos de alto valor são “intangíveis”, e intensivos em conhecimento. A proteção de propriedade intelectual é um assunto mais importante que nunca num contexto desses.
3.2.4 Inteligência empresarial
A inteligência empresarial é o processo sistemático de coleta e classificação de informações relevantes para o negócio da empresa: informações sobre o ambiente econômico e sobre os concorrentes. Trata-se de um conceito análogo e originado na “inteligência militar”, que é o processo sistemático de coleta e classificações sobre o ambiente militar e sobre o