trabalhos feitos
Centro de Educação a Distância
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Sobradinho-DF
2013
Universidade Anhanguera
Centro de Educação a Distância
PARTICIPANTE:
Marta Gregória Gomes Pessoa RA: 416592
Martagomes3434@gmail.com
SERVIÇO SOCIAL
2º SEMESTRE
Professor Presencial: Ulisses Costa
Prof. º EAD: Maria Clotilde Bastos
Universidade Anhanguera
Centro de Educação a Distância
Título: Formação Social, Econômico e Política do Brasil.
Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada, apresentada ao Curso Superior de Serviço Social da Universidade Anhanguera, como requisito para avaliação da disciplina de Formação Social, Econômico e Política do Brasil para obtenção de nota da atividade avaliativa.
Universidade Anhanguera
Centro de Educação a Distância
Avida dos escravos sobre as obras de Debret
Mercado de escravos
Esta imagem mostra como era a venda dos escravos, eles eram colocados como vitrine, como exposições, como mercadorias para ser comercializados.
Durante o século XVI, com o desenvolvimento dos engenhos de açúcar no Brasil Colonial, os portugueses se depararam com a necessidade de adquirir mão de obra para trabalhar nesses engenhos. A partir de então, para suprir a necessidade de mão de obra, a solução encontrada foi à implantação do trabalho escravos. Os primeiros a serem escravizados foram os indígenas; entretendo, os jesuítas (companhia de Jesus) tinham como principal objetivo a catequização e a proteção dos povos indígenas. Além disse, foram criadas leis que coibiram a escravidão indígena.
Rapidamente, os portugueses tiveram que pensar em outra solução para compensar a falta de mão de obra; A saída foi introduzir o trabalho escravo negro africano no Brasil, por meio do tráfico negreiro (atividade altamente lucrativa). Antes de