Relacionar o Livro “ A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra” e o filme ‘’Germinal’’
A Revolução industrial ocorre na Inglaterra, após e devido as invenções de máquinas a vapor e das máquinas destinadas a processar algodão. Sendo a Inglaterra palco também do resultado dessa revolução: o proletariado.
Antes da introdução das máquinas, a fiação e a tecelagem das matérias primas tinham lugar na casa dos trabalhadores.
Normalmente o trabalho era dividido entre os membros da família que geralmente viviam no campo. Como tratado por
Friederich Engels em sua obra, ainda antes da Revolução Industrial, os trabalhadores, até então rurais, já estavam condicionados a uma vida de trabalho a serviço dos aristocratas. No entanto, a revolução industrial levou essa situação à consequências extremas, lhes transformando em completas maquinas, lhes tomando o ult imo resquício de atividade autônoma e liberdade de modo que se tornam impossível diante das condições indignas viverem sem questionar e manifestar por mudanças. A primeira invenção que transformou a vida dos trabalhadores ingleses foi a Jen ny (1764), funcionava manualmente, mas, ao invés de um só fuso, como na roda comum de fiar a mão, tinha 16 ou 18, acionados por um só operário, tornando -se possível produzir muito mais fios, do que se produziria em um mesmo período de tempo.
Com a invenção das máquinas, que iam se aperfeiçoando, nos principais setores da indústria inglesa se deu a vitória do trabalho mecânico sobre o trabalho manual que foram sendo substituídos pelas maquinas. Entre varias consequências, podemos citar, o crescimento do prol etariado.
A Jenny uma máquina rudimentar foi capaz de provocar transformações nas relações sociais das classes inferiores, quiçá um sistema plenamente coordenado de máquinas extremamente aperfeiçoadas.
Conforme ocorrem os avanços das máquinas, os trabalhadores que ainda insistem nos trabalhos manuais, vão perdendo cada vez mais espaço (perdem clientes pelo