tipos de banco de dados
- O banco de dados hierárquico foi o primeiro modelo a ser conhecido como modelo de dados.
- Sua estrutura é do tipo árvore e sua formação se dá através de registros e links, onde cada registro é uma coleção de dados e o link é uma associação entre dois registros. Os registros que precedem outros são chamados de registro pai os demais são chamados de registros filhos. Cada registro tem suas ligações, o registro pai pode ter vários filhos (1:N), o registro filho só pode ter um pai.
-Para acessar registros em um modelo hierárquico deve obedecer aos padrões desse modelo. A navegação deve começar no topo da árvore e da esquerda para direita.
- Esse modelo foi muito importante no sistema de banco de dados IMS (Information Management System – é o sistema de banco de dados mais antigo) da IBM.
Vantagens
-Adequação a aplicações com estrutura arborescente
-Simplicidade sobretudo na implementação
-Interessante para aplicações cuja utilização é conhecida a priori
-Comercialização bastante divulgada dos SGBD
Desvantagens
-Dificuldade de representação dos relacionamentos M:N entre entidades - Anomalias para operações de atualização -Independência lógica reduzida -Complexidade dos diagramas de estrutura de árvores, limitações das ligações entre registros - ex.: um filho só pode ter um pai, a navegação é feita através de ponteiros, complexidade na hora das consultas, ausência de facilidades de consultas declarativas, só trabalha com dados primitivos.
2)Rede -O modelo em rede surgiu para suprir algumas deficiências do modelo hierárquico. -Permite que um registro estivesse envolvido em várias associações, ou seja, esse modelo aceitar relacionamentos (N:M), um filho pode ter mais de um pai, ele só trabalha com dados primitivos. -Criou-se um mecanismo de segurança que permite que uma determinada área de banco de dados fosse bloqueada para evitar acessos