TRABALHOS FEITOS
DESAFIOS PARA A CONTINUIDADE DA CATEGORIA NO MUNICIPIO DE MANAQUIRI
Andreza Rayane Souza de Carvalho1
Professor (a) Msc Maria Lucimar Silva 2 m-lucimar@uol.com.br Centro Universitário Leonardo da Vince
Geografia (Ged 00099)
RESUMO
A agricultura familiar e sua continuidade apresentam-se como pauta de discussão entre os temas relacionados à questão agrária brasileira. Diante da presença do capitalismo no mundo rural, essa categoria passa a ser idealizada como em vias de desaparecimento. Na Amazônia a situação não é diferente: ao tomar como estudo de caso as comunidades do Município de Manaquiri, fica percebível que a inserção da lógica de mercado na agricultura familiar interfere nos modos de produção das populações locais. Seria o fim da agricultura familiar? Essa pergunta foi o ponto de partida para discutir a problemática. Ao final foi possível constatar que a agricultura exercida pelos moradores de Manaquiri ainda está centrada na família, apesar das interferências do capitalismo.
Palavras-chave: trabalho familiar; rural; populações manaquiriense.
1 INTRODUÇÃO
Ao se debater o futuro e as novas tecnologias organizacionais de ponderar a questão ambiental. Não se trata mais de produzir em grandes abundâncias, mas também, e maiormente, com qualidade, com técnicas socialmente aceitas e menos hostis ao meio ambiente.
A Agricultura Familiar é apontada como um novo caminho para a edificação de agriculturas de base ecológica ou sustentável. No entanto, o Brasil ainda não distinguiu as benfeitorias da agricultura familiar como sendo uma tática ao desenvolvimento rural.
As discussões sobre a importância e o papel da agricultura familiar vêm granjeando força, incitada através de contestações embasados no aumento sustentável e também, na geração de mais emprego e renda está na garantia alimentar.
Por outro lado, é pertinente a necessidade de resgatar o débito social com a Agricultora Familiar em implicação da agricultura