Gerador
Paralelo (Shunt ou derivação) - Características físicas: O campo indutor e ligado em paralelo com a armadura e com a carga. Essas bobinas do campo são feitas com muitas espiras de fio fino (tensão). O reostato de campo e ligado em serie com o campo indutor e com a armadura. Características elétricas: A tensão e constante
(VT=VL=VC=VA) para as diferentes condições de carga e a carga e variável (IA=IL+IC).
Pelo fato do campo indutor e a armadura formarem um circuito fechado, a excitação e independente da carga, permitindo assim uma máxima tensão de saída mesmo com o circuito de carga aberto. Neste tipo de gerador funcionando sem carga, a corrente de campo e igual a corrente da armadura (circuito serie); sendo máxima com aumento de carga, e com esse aumento a tensão de saída sofrera uma leve redução (efeito da reação motriz, queda de velocidade) podendo ser corrigida com o aumento da corrente de excitação, fazendo-a estabilizar. São muitos usados na alimentação de sistemas que necessitam de tensão constante, como por exemplo, sistema de iluminação e de forca.
Diagrama do circuito de um gerador CC auto-excitado em derivação
Fonte : Edição Revista / Eletricidade Básica – Van Valkenburgh
GERADOR SÉRIE
Características físicas: O campo indutor e ligado em serie com a armadura e com a carga. Essas bobinas do campo são feitas com poucas espiras de fio grosso (baixa resistência para a passagem de corrente), para poder suportar as altas correntes de carga. O reostato do campo (RC) e ligado em paralelo com o campo indutor.
Características elétricas: corrente constante (IT=IC=IA=IL) com uma tensão variável
(VT=VL+VA). Neste gerador sem carga a tensao de saída e mínima, pois e só aquela produzida pelo magnetismo residual, com o aumento da carga a tensao sobe de forma gradativa ate chegar no ponto de colapso aonde ele sofrera uma queda brusca, pois isto e possivel devido as caracteristicas do condutor do campo indutor.