trabalhos feitos
Folclore no Maranhão
Bumba meu Boi
Lenda/Crendice
C.E. Nascimento de Moraes
Imperatriz- MA
Data:23/08/13
Alunos(as) : Jessica Paloma, Ana Carolina, Mariana Fernandes, Pedro Henrique, Pedro Thalison, Hugo Felipe.
Apresentação
O bumba meu boi e uma dança típica do maranhão onde apareceu em 1840 alguns historiadores seu nascimento á expansão, no nordeste do chamado ciclo do gado. O bumba meu boi e uma festa popular mais representativa da cultura brasileira. atual modelo de apresentação dos bois não narra mais toda a história do 'auto', que deu lugar à chamada 'meia-lua', de enredos simplificados. São diversos tipos como: MATRACA, ZABUMBA, ORQUESTRA, BAIXADA, COSTA DE MÃO .
O primeiro registro da festa apareceu em 1840, num pequeno jornal de Recife chamado O Carapuceiro, mas sua origem é certamente mais antiga. Alguns historiadores associam seu nascimento à expansão, no Nordeste, do chamado Ciclo do Gado - quando, a partir do século XVII, o animal ganhou grande importância nas fazendas da região. Apesar de o bumba-meu-boi ser uma manifestação típica do folclore brasileiro, ele lembra um pouco os autos medievais - encenações simples, com linguagem popular e, em geral, falando da luta do bem contra o mal. "O boi é um dos folguedos (festa popular) mais representativos da cultura brasileira, pois reúne traços de três grandes ramos da formação do nosso povo: europeu, indígena e afro-negro", afirma Américo Pellegrini Filho, folclorista da Universidade de São Paulo (USP). A apresentação, que ocorre principalmente em festas juninas, mostra as relações desiguais entre senhores de engenho, escravos e indígenas, numa sutil crítica social.
Existem enredos diferentes, mas numa das histórias mais populares um casal de escravos enfrenta a fúria de um senhor de engenho após matar um boi da fazenda.
Sotaques
Sotaque de matraca - é o mais popular e com maior numero de grupos no Estado. O instrumento