Relatório de macharia
Introdução
Macharia é um processo muito utilizado nas fundições de ferro, aço, alumínio e bronze. Sua função é auxiliar no início do projeto de cada peça que será desenvolvida. Com a criação do macho é possível obter uma série de opções favoráveis ao desenvolvimento de cada molde com saída contrarias, excelente acabamento interno, facilidade na criação de peças de pequenos detalhes interno e externo, e também pode ser utilizado como molde direto. A matéria prima utilizada na fabricação do macho é a areia, que após ser submetida a um processo especializado, resulta em “moldes de areia” que serão utilizados na produção das peças a serem fundidas. Existem três tipos de processos: Shell molding, Cold box e Pep set, na Fagor trabalhamos com o processo Cold Box.
Processo
O processo de macharia é constituído por duas partes de resina, conhecida como resina parte 1 e resina parte 2. A mistura é feita através de um misturador contínuo. O processo se completa com a gasagem de um catalizador líquido, que é liberado nos moldes sob a forma de vapor, até que se complete a secagem da peça. O processo é adequado a necessidade de cada setor, tanto na moldagem quanto na macharia, e sua principal característica é a praticidade no armazenamento e sua alta colapsibilidade nos moldes vazados. Algumas peças passam por processo de pintura a base de álcool e grafite para que a mesma tenha mais resistência, o tempo para uso varia de 8 a 24 horas.
Conclusão
Pode-se concluir que o processo de macharia é tão importante quanto a outros processos subsequentes, sabendo que para se ter uma peça de macharia com qualidade é necessário ter mão de obra qualificada, ferramentais em boas condições e respeitando todos os parâmetros estabelecidos pelas instruções.