Trabalho
1ª. PARTE
ESTUDO DA SITUAÇÃO ATUAL
1 – ELABORAR O LAYOUT DA FUNDIÇÃO A PARTIR DO FLUXOGRAMA DE PROCESSO (ANEXO), LOCALIZANDO OS PRÉDIOS DE TODOS OS SETORES NA ÁREA COBERTA DE 1.500 M², DENTRO DA PLANTA LOCACIONAL DO TERRENO.
2 – DEFINIR UM ESTUDO DE LOCALIZAÇÃO DA FUNDIÇÃO COM RELAÇÃO AO ACESSO AOS SUPRIMENTOS DE INSUMOS E MÃO-DE-OBRA E DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS ACABADOS.
3 – ELABORAR OS CÁLCULOS PARA A SITUAÇÃO PRESENTE DE PRODUÇÃO E VENDA DE 61.600 KG/MÊS CONSIDERANDO OS MODELOS DE QUADROS ANEXOS OU OUTROS QUE O ALUNO JULGAR MAIS APROPRIADO
a) levantar os custos da produção, inclusive encargos sociais da mão-de-obra;
b) apurar o preço médio de venda (kg), sabendo-se que a empresa usa o conceito de mark up de 2,8 vezes a soma dos custos diretos ( mão-de-obra e materiais consumidos) para venda até 30 dias, pois além desse prazo a empresa cobra juros de 3% a.m;
c) os preços unitários dos materiais encontram-se em anexo;
d) os técnicos do INDI estimaram que para a produção realizada de 61.600 kg/mês foram gastos cerca de 550.000 kg/mês de materiais para os traços da moldação ( areia nova, 7%; areia usada, 87%; carvão 1%; bentonita, 2,4%, água 3%) e 12.500 kg/mês de componentes na macharia (areia nova, 94%; silicato de sódio, 4%; gás carbônico, 3%) e no acabamento das peças 1,50 horas/kg de mão-de-obra ao custo médio de R$ 3,20 a hora. Os técnicos entendem, ainda, que os consumos desses materiais da moldação e macharia estariam compatíveis para uma produção de 70.000 kg/mês de peças acabadas para venda.
ESSAS TAREFAS SERÃO REALIZADAS POR CADA GRUPO TIM, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OUTRAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO CORPO DO ESTUDO DE CASO. APRESENTAR UM RELATÓRIO CONTENDO AS CRITICAS SOBRE A BAIXA PRODUTIVIDADE DOS SETORES BÁSICOS E PROPOR SUGESTÕES DE MELHORIA E CORREÇÃO.
ANEXO 1
[pic]
ANEXO 2 PRECOS DOS MATERIAIS
ESPECIFICAÇÔES