Trabalhos feitos
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE DIREITO
MARCIA IZABEL ALVES DA SILVA
O ESTADO ARISTOTÉLICO
São Luis
2012
SUMARIO
ARISTOTELES
Aristóteles era Macedônia da cidade de Estagira. Filho de médico nasceu em 384 a.C.. Aos 17 anos foi enviado à Atenas para estudar na Academia de Platão onde passou a buscar sabedoria por meio da educação. Em 347 a.C., após a morte de seu mestre Platão, Aristóteles mudou-se para Assos, Quatro anos depois, Aristóteles tornou-se educador do príncipe macedônico e, dessa forma, participou da conquista do vasto império de Alexandre, o Grande. Após isso, Aristóteles fundou a própria escola, o Liceu, em Atenas. Depois da morte de Alexandre, Aristóteles foi perseguido, devido seu relacionamento com o imperador e, foi obrigado a fugir para Calcis, onde viveu até sua morte em 322 a.C.Aristóteles foi um dos grandes influenciadores da civilização ocidental. O modo de pensar e produzir conhecimento, hoje utilizado, tem raiz no pensamento aristotélico.
As suas obras discorreram sobre temas mais diversos, como lógica e educação. Mas sem dúvidas os escritos sobre a política e a ética são as os mais valorizados. A seguir será abordada a contribuição de Aristóteles sobre o Estado.
COMUNIDADES DE ARISTÓTELES
Aristóteles concluiu que existe uma comunidade política soberana que era a cidade. A cidade era constituída por lares e vilas, mas era superior a cada uma dessas partículas. A cidade é soberana e seu objetivo é o bem soberano. São comunidades na concepção aristotélica:
a) O LAR: construído a partir das relações do Casal (relação natural entre homem e mulher, onde o primeiro é soberano), do Pai-Filho (chamado de poder régio em que o pai é soberano em relação ao filho) e Senhor-Escravo (o poder sobre seres não livres em que o senhor é o governante e o escravo apenas obedece).
b) A VILA: a evolução do lar, pois