Faculdade
Sondagem SPT também conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do subsolo, largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. A sigla SPT tem origem no inglês (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão.
O Relatório de Perfil Geotécnico foi executado de acordo com as Normas Técnicas Brasileiras NBR 6484 / 6502 / 7250 / 8036 / 9603 e Manual de Especificações de Produtos ABEF. Resultando em 55,00 metros de prospecção em 12 pontos.
As medições das resistências do solo e a coleta das amostras processam-se da seguinte maneira:
Resistência à Penetração – SPT (Standart Penetration Test)
À medida pela quantidade de golpes (percussão) necessários à penetração do amostrador padrão Terzaghi, em 45m (e séries consecutivas de 15 cm), sendo considerado somente os 30 cm finais.
Obs.: O amostrador Terzaghi possui diâmetro nominal interno de 34,9 mm, e externo de 50,8 mm, penetrando sob a ação de um peso de 65 kgf, em queda livre da altura de 75 cm.
Resistência ao Cisalhamento – SPT-T
É medida através do momento torsor (torque) máximo necessário para vencer a resistência do solo ao giro ao amostrador padrão, após sua cravação. Utiliza-se para esta medição, um torquímetro calibrado para 800 N.m (80kgf.m).
Coleta de Amostras
Processa-se simultaneamente ao processo de penetração do amostrador, a cada metro e quando ocorrer mudanças de camada de solo.
Armazenamento de Amostras
As amostras coletadas ficarão à disposição do laboratório pelo período de 90 dias em bandejas, a contar da data da apresentação do relatório.
Os equipamentos utilizados na obtenção das Resistência à Pentração e ao Cisalhamento devem ser periodicamente aferidos e suas medidas apresentadas nos Boletins de Sondagem (Relatório de Campo)