Trabalhos feitos
Segundo Pasetto e Mesadri (2011), o poder é considerado a capacidade que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outro, o que acaba gerando uma relação de dependência. isso acontece pelo fato de que, quando alguém exerce influencia sobre o outro, é porque possui algo que este outo deseja ou necessita.
LIDERANÇA E PODER.
Segundo Ansari (1990) ambos são processos de influência, a conexão entre os dois reside na influencia, e a distinção assenta na ação, ou seja, enquanto o poder é a influencia potencial, a liderança envolve o exercício atual do poder. a liderança não deixa de ser um fenômeno de poder.
AS BASES DO PODER
PODER FORMAL
É baseado na posição que o individuo ocupa dentro da organização, podendo ter a capacidade de coagir ou recompensar, da autoridade formal ou do controle sobre as informações.
PODER COERCITIVO:
Segundo Pasetto e Mesadri (2011), é aquele mais aplicado e conhecido por todos nós, afinal, temos contato com ele desde o nosso nascimento: quando bebes, aprendemos que por meio do nosso choro conseguimos o que realidade, estávamos restringindo a tranquilidade de nossos pais infringindo algo que os deixava desconfortáveis, os inquietava , portanto, de alguma forma, os punia. estamos querendo dizer que havia uma punição por não terem concordado em nos dar o que queríamos: comida, conforto, troca de fraldas, atenção, enfim, tudo o que precisávamos para não nos frustrarmos.
Essa fonte de poder é a mais utilizada, pois a base do poder coercitivo é a punição e, portanto, segundo French Junior e Raven(1959), é dependente do medo. As sanções são físicas e/ou psicológicas. Apesar de ser a prática do poder mais condenada socialmente, moralmente ainda é a mais utilizada.
PODER DE RECOMPENSA
Segundo French Junior e Raven(1959) esse poder é um complemento do poder coercitivo, porém o indivíduo aceita a influencia do outro porque este possui algo que ele deseja. quanto mais o indivíduo deseja o que o outro