Motivação
Disciplina: Metodologia Científica
Curso: Tecnologia em Gestão Pública
Aluno: Suzana Helena Fischer – RGM 309058
ATIVIDADE 2 – MOTIVAÇÃO
Digite aqui seu texto, observando as normas para as citações diretas, indiretas e referências, bem como a língua portuguesa. Salve o texto com o título “Atividade 2 – Motivação”, em doc, e depois anexe.
MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO ACADEMICO DE ADULTOS
RESUMO: O adulto necessita de diferentes técnicas no processo de aprendizagem, que diferem dos princípios utilizados no ensino de crianças ou adolescentes. A motivação é fundamental para garantir a atenção de alunos em qualquer faixa etária ou nível de aprendizado, mas as formas de aplicação e técnicas utilizadas diferem dependendo do publico alvo e método da instituição.
São as mais variadas definições.
Maslow entende as necessidades dos seres humanos obedecerem a uma escala de valores a serem transpostos, ou seja, assim que o indivíduo realiza uma necessidade surge outra, exigindo que se busquem meios para satisfazê-la. É o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação.
A teoria de Henry Murray (1971), sobre as necessidades manifestas, define-as como preocupações recorrentes com determinadas metas ou situações finais e as necessidades dotadas de dois componentes: direção e intensidade. Rejeitando uma hierarquia entre elas ele afirma: “múltiplas necessidades motivam simultaneamente o comportamento” e propôs mais de vinte necessidades, como por exemplo: realização, afiliação, defesa, deferência, ordem, autonomia, lealdade, domínio, apoio, mudança, resistência, diversão, sexo, entendimento e agressão.
Existe a motivação intrínseca é aquela que se origina de você mesmo, como sua dedicação, competência, comprometimento na realização de tarefas, etc. A motivação extrínseca é aquela proveniente de fatores externos, que são os recursos de trabalho que você recebe o salário, o meio físico onde você desenvolve a