Trabalhos feitos
Técnico de Apoio Psicossocial
Comunidade e Intervenção Social (CIS)
2012/2013
Módulo 11- Exclusão social e Minorias étnicas * A precaridade do trabalho * Assalariados de baixo nível de remuneração * A economia informal
Questões
1. Lê o texto sobre «precaridade do trabalho». a) Em que consiste a «precariedade do trabalho»?
A ideia de um emprego para a vida pertence ao passado. Assistimos hoje á destruição desta noção: cada vez mais o emprego é algo de inseguro e frágil, instalando-se uma situação de precarização laboral.
Esta situação atinge várias camadas de população sem exceção, em especial os mais jovens com contratos mais precários, contratos a termo certa, isto é, por período de tempo que podem ou não ser renovados. Acrescenta-se ainda a esta situação o trabalho a tempo parcial, hoje tão praticado.
b) Que sentimento pode desencadear nas pessoas a precaridade do trabalho?
A precarização do emprego, que se traduz no medo permanente de perder o emprego a qualquer momento, cria uma forte instabilidade e ansiedade nas pessoas, que assim vão adiando algumas decisões das suas vidas. Por, exemplo, um casal jovem poderá adiar consecutivamente ter filhos devido á instabilidade laboral e á insegurança no futuro. c) Que faixa etária mais penalizada, atualmente por este fenómeno?
Esta situação atinge várias camadas da população sem exceção, em especial os mais jovens com contratos mais precários, contratos a termo certo, isto é, por período de tempo que podem ou não ser renovados. Acrescenta-se ainda a esta situação o trabalho a tempo parcial, hoje tão praticado.
2. Considera os níveis de remuneração auferidos pelos trabalhadores. a) Distingue salário bruto de salário líquido. O Salário bruto é remuneração de trabalho dependente, sem descontos e o salário líquido é a remuneração de trabalho dependente, sujeita a retenção na fonte - IRS e a Segurança Social, dependendo do agregado