trabalhos faculdade
A temática desse texto , se refere na dependência entre língua e cidadania , que consequentemente tem relação entre a escola e a sociedade , e expor como o ensino de línguas favorece a formação dos cidadãos.
O estudo da língua é feita fora do contexto, sem intenções , sem mudanças e semidefinições .
Essa língua estudada somente no “decoreba” faz com que os alunos acreditem que seja impossível de aprender , assim , surge a ideologia da incompetência , onde os alunos não conseguem desenvolver as tarefas do cotidiano . Para uma melhoria no ensino e favorecer a formação do cidadão , há algumas soluções:
Em primeiro lugar – usar a língua como uma atividade funcional , ou seja , usá-la como forma de prática social com a meta do cidadão praticar ações , interir , agir ou cumprir certas funções.
Em segundo – descreve que a sociedade , a história , a cultura só se constrói pela a ação da linguagem e vice- versa.
Terceiro lugar – e como a linguagem só ocorre sob a forma de atividade social,para fins da interação e da intervenção humana. A língua acontece em situações reais e possui duas estruturas : a linguística e extralinguística.Portanto, o conhecimento linguístico, apesar de ser necessário , é insuficiente , pois o que dizemos é normatizado não só por regras linguísticas , mas , por regras textuais e sociais , interativas,etc.
O texto também relata o desinteresse e a conformidade da sociedade diante dos fatos: de não buscar seus direitos e por se conformar com um ensino de má qualidade.
Textualidade e Gêneros textuais: Referência para o ensino de línguas.
A textualidade , considera que as línguas ocorre sob a forma de textos e propriedades que um conjunto de palavras apresenta para funcionar comunicativamente . Afirma , que tudo que falamos ou escrevemos são textos.
Texto : Formando o hábito de Estudo
A temática desse texto , vem procurando mostrar como é formado o hábito de estudo ,