Trabalhos facul
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro, Editora Mauad, 2007.
O ofício do professor de História na sociedade contemporânea é o tema do livro da historiadora e educadora Ana Maria Monteiro. Um tema nascido da pesquisa para o doutoramento justificado como parte de um trabalho de quem tem se dedicado ao ensino da
História e como formadora das novas gerações de docentes. O engajamento profissional, a vivência e o compromisso acadêmico da autora tornaram a pesquisa uma obra maior e das mais complexas quanto ao tratamento das relações entre a teia de saberes desencadeados no cotidiano escolar, na busca de entender como o ofício do professor de História se realiza, como efetivamente determinados conhecimentos históricos são produzidos no processo do ensinar e do aprender no interior das salas de aula. O objetivo de analisar as práticas cotidianas dos professores é bastante usual nas pesquisas de ensino, mas nessa obra tal objetivo se mostra em toda a sua complexidade, ao desvendar contradições inerentes ao trabalho docente, assim como avanços e possibilidades de transformações de uma tarefa desprezada na sociedade atual.
Para a realização da investigação a autora parte de um pressuposto de que o professor é um intelectual cujo trabalho demanda desafios, incertezas e certezas em uma construção diária de mobilizações de saberes. Esse é um aspecto fundamental que possibilitou uma pesquisa inovadora que nos é apresentada pelas várias partes do livro e se desdobra de maneira articulada e fundamentada com rigor teórico e metodológico.
Os professores, sujeitos das práticas escolares históricas analisadas, foram selecionados de acordo com critérios inéditos e até certo ponto provocativos, sobretudo para os que duvidam do trabalho dos professores da rede pública de ensino do nosso país.
Foi uma seleção fundamentada em pressupostos teóricos reconhecidos, mas pouco