Trabalhos diversos
O que é
A celulose é uma substância (polissacarídeo) existente na maioria dos vegetais. De característica fibrosa, localiza-se dentro das células das plantas.
Função nas plantas
A celulose é responsável por dar a rigidez e firmeza às plantas. Ela não é digerida pelos seres humanos, porém são importantes enquanto alimentos para muitas espécies animais, entre elas os ruminantes (bois, cavalos, cabras, carneiros). O sistema digestório destes animais, ao contrário do nosso, possui capacidade para digerir a celulose. Esta substância também serve de alimentação para cupins e traças.
Uso industrial
A celulose é a base para a fabricação de papel. Extraída das árvores, as indústrias também a utilizam para a fabricação de certos tipos de plásticos, vernizes, filmes, seda artificial e diversos produtos químicos.
O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de derivados de celulose como, por exemplo, o papel. Florestas de eucalipto são plantadas para a obtenção desta importante matéria-prima.
Produção de polpa de celulose
A polpa de celulose é obtida industrialmente a partir da madeira de árvores como o pinho, o eucalipto ou o abeto, e em menor proporção de plantas herbáceas com grande quantidade de celulose no talo, como a cana-de-açúcar, diversas gramíneas e juncos, e é usada pelas indústrias de papel e papelão ou pelas indústrias químicas, que convertem essa polpa (ou algodão) em celulóide (antigamente usado para filmes cinematográficos), explosivos, celofane, acetato de celulose, carboximetilcelulose (lubrificantes e emulsificantes) e outros .
O processo para obtenção de polpa de celulose é usado principalmente para fabricação de papel e papelão. A matéria-prima (troncos ou talos herbáceos) deve ser limpa e descascada e depois submetida à trituração mecânica em máquinas de lâminas múltiplas. O material triturado pode sofrer diferentes tratamentos para separar a lignina — substância que une as fibras da celulose. Pode ser batida com