mecanica
Seneca II, baseada na EMB-800C, da EMBRAER
Figura – 1 Aeronave Suspensa pelo seu C.G.
PESO VAZIO
O peso vazio de uma aeronave inclui todos os equipamentos operacionais que possuem localização fixa e, que estejam realmente instalados na aeronave. Este peso inclui o peso da célula, grupo motopropulsor, equipamentos necessários, lastro fixo, fluido hidráulico, óleo e combustível residuais.
CARGA ÚLTIL
A carga útil da aeronave e determinada pela subtração do peso vazio do peso bruto máximo permissível. Para as aeronaves homologadas nas categorias normais e utilitárias deve haver duas cargas úteis nos registros de peso e balanceamento. A carga útil consiste do Maximo de óleo, combustível, bagagem, piloto, copiloto e membros da tripulação. A redução no peso de um item, quando possível, poderá ser necessário para que a aeronave permaneça dentro do peso máximo permitido para a categoria em que estiver operando. http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAAPEEAD-2.jpg DETERMINAÇÕES DO PESO E LOCALIZAÇÃO DO C.G. PARA O VOO
Some ao peso vazio básico o peso de todos os itens a serem carregados; Use o gráfico de carregamento para determinar o momento de todos os itens a serem carregados no avião; Some ao momento do peso vazio básico o momento de todos os itens a serem carregados; Divida o momento total pelo peso total, para determinar a localização do C.g.; Localize um ponto no gráfico de limites de peso e C.G. do avião. Se o ponto estiver dentro dos limites de peso e C.G do avião, o carregamento satisfará os requisitos de peso e balanceamento; Ao marcar graficamente, na régua de peso e balanceamento, os valores dos pesos de todos os itens a serem carregados, certifique-se que nenhuma linha, correspondente aos carregamentos, intercepte os limites do envelope “Limites de Peso e C.G. do Avião”, assegurando assim que o C.G. permanecerá dentro do envelope operacional aprovado durante o vôo.
A finalidade do calculo de peso e balanceamento é determinar a