principais impactos da liderança autocrática nas organizações
1Elisa Peorsch Previatti
RESUMO
Este trabalho pretende apresentar a temática sobre liderança autocrática, seus estilos e formas de liderar, o comprometimento do líder autocrático com seu grupo e os impactos desta liderança nas empresas. Discute, em foco, liderança autocrática no contexto das organizações, os estilos de liderança e a competência destes líderes nas organizações.
Relata também nesta liderança o modo como os lideres inspiram os liderados, e como os liderados transcendem o próprio interesse pelo bem da organização e a obediência com seus líderes, mostrando que, a preocupação, o respeito e a empatia com os liderados, são características importantes de um líder.
1. INTRODUÇÃO
A partir da Revolução Industrial as organizações veem progredindo notavelmente de forma tecnológica, financeira e social. Dessa forma, aumentam os serviços e nem sempre o número de trabalhadores que elas possuem é considerável, consequentemente aumenta a carga horária e com ela vem o stress, que na maioria dos casos, desmotiva os trabalhadores e os deixa desordenados de suas funções com a empresa. Com as várias personalidades, exige-se lideres capazes de influenciar e motivar todos os trabalhadores para que a empresa cresça, de forma que favoreça a todos e que sintam-se satisfeitos em seu trabalho. É preciso que o líder crie novas estruturas e vínculos de trabalho. Na maioria das vezes é preciso que o líder exerça seu comando, demandando as atividades dos liderados, o que quase sempre gera desentendimentos na empresa, porém um líder deve manter sua postura e ser autocrático.
Para Chiavenato (2006), liderança autocrática é dar ênfase no líder, o qual impõe suas ideias e suas decisões sobre o grupo. Os liderados apenas devem obedecer. O que se torna um problema para o grupo na hora de expor suas opiniões e tomar as decisões para o melhor do grupo.
Desta forma, considera-se o objetivo geral deste artigo, onde