Teste
Aula 3
3.1. Comportamento Organizacional
O Comportamento Organizacional estuda a dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas.
Teoria X
Pressupostos:
As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza; elas evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais.
3. Comportamento organizacional:
Motivação, Liderança e desempenho.
3.1.1. Teoria Comportamental
Estuda os estilos de administração resultantes da visão que gerentes têm sobre o comportamento humano nas organizações. A mais conhecida é a teoria X e teoria Y de McGregor que descreve dois conjuntos de pressupostos que os gerentes tem sobre as pessoas.
Teoria X
Falta-lhes ambição: elas não gostam de assumir responsabilidades e preferem ser dirigidas e sentirem-se seguras nessa dependência.
A sua natureza leva-as a resistirem às mudanças; procuram segurança e preferem não assumir riscos.
Teoria X
Essas pressuposições levam gerentes a utilizarem uma administração dura, rígida, autocrática, na qual as pessoas trabalham sob esquemas e padrões planejados e organizados apenas para o alcance dos objetivos da organização.
As pessoas são consideradas como recursos ou meios de produção.
Teoria Y:
Pressuposto: As pessoas não são passivas por natureza, ou resistentes às necessidades da empresa.
As pessoas têm motivação e potencial de desenvolvimento; Elas têm bons padrões de comportamento, capacidade e interesse para assumir responsabilidades.
Teoria Y:
O funcionário pode exercer autodireção e autocontrole dos objetivos que lhe são confiados.
O controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de obter a dedicação e esforço de alcançar os objetivos empresariais.
O profissional médio aprende sob certas condições a aceitar e a procurar responsabilidades. Teoria Y:
As concepções e premissas da Teoria Y refletem um estilo de