Trabalhos de malu
Disciplina:Saúde Mental
Professora: Márcia de Lourdes viana de Sousa
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES QUANTO AO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
COMPREENDENDO O USUÁRIO, A FAMÍLIA E A COMUNIDADE
USUÁRIO
Quando nos deparamos com alguém que está com queixas psiquícas é importante que nós, técnicos de saúde, possamos analisar a queixa a partir da visão do contexto psicológico, social, biológico, econômico, não só nos restringindo à concepção de sofrimento psíquico como doença localizada no corpo, mas a existência – sofrimento.
O EXAME CLÍNICO:
Este deve ser dividido em duas partes: entrevista e anamnese; exame físico e mental do paciente.
ENTREVISTA: É o momento inicial de encontro do paciente e família com o profissional de saùde através deste encontro é que estes irão depositar sua esperança e confiança na ajuda. É importante que neste momento o profissional demonstre:
• interesse em ouvir o paciente e família (sua história, sentimentos, anseios);
• estar atento a forma de agir e de se relacionar da família e paciente;
• criar um clima de tranquilidade, acolhimento,com atitude amenizadora e de respeito a vivência psíquica do paciente e sentimentos experienciados pela família.
ANAMNESE: • É a parte da entrevista na qual são colhidas informações, de maneira a ajudar na avaliação da problemática equadro clínico, a partir dos seguintes elementos;
Dados de identificação; motivo do atendimento; história da doença atual (como começou, como evoluiu, fatores que contribuiram para o agravamento, aspectos que modificaram com o adoecimento); antecedentes pessoais (informações sobre a vida antes do adoecimento); antecedentes familiares (dados da história familiar).
EXAME DO PACIENTE:
Neste se observa e avalia as condições físicas da pessoa e as psíquicas, sendo esta realizadas na entrevista, mediante relatos e informaçoes obtidas.