Trabalhos de escola
Não me vou debruçar sobre estes motivos, no entanto, em jeito de balanço, creio que todos acabaram por ser alcançados, não obstante a ausência de feitos de armas (a cidade não mão estava fortificada, tendo sido conquistada sem resistência) e também nunca foi fonte de prosperidade (bem pelo contrário) justificando-se a sua posse em mãos portugueses apenas pelo seu carácter simbólico.
Mas que simbolismo é este? O que é significou a conquista de Ceuta? Foi Ceuta o início da expansão Portuguesa (tese geralmente aceite) ou foi a continuação da reconquista cristã?
O processo de expansão portuguesa teve início quando o Infante Dom Henrique, que então era mestre da Ordem de Cristo, deu ordens aos seus navios para explorarem a Costa de África, ao invés de se dedicarem simplesmente ao corso. Entretanto, mandou ocupar a ilha da Madeira, tendo uns cavaleiros da sua ordem sido batizados como "descobridores" do arquipélago. As explorações henriquinas ficaram na atual Serra Leoa, e para vermos novamente um plano de expansão tivemos que esperar pelo reinado do Príncipe Perfeito, com o qual nasceu o sonho da chegada à Índia.
Haverá alguma relação entre os descobrimentos portugueses e a tomada de Ceuta? Na minha opinião, não há. Pelo contrário, a expansão portuguesa nasce quando o Infante D. Henrique, atormentado pelo desastre de Tanger (1437), de que foi o principal responsável, se autoexilou nas praias algarvias, e onde teve tempo e discernimento para se aperceber que em vez