Trabalhos de Escola
Foi um filósofo que nasceu na Inglaterra em 5/4/1588 e morreu no dia 4/12/1679. As principais obras de Hobbes são "Elementos da lei natural e política, apresentados em dois tratados distintos", "Leviatã", "Elementos da filosofia", fez uma tradução em verso da "Ilíada" e da "Odisséia" e escreveu uma autobiografia em versos latinos.
Hobbes teve muito contato com cientistas, o que foi decisivo para a formação de suas ideias filosóficas, preocupações com problemas sociais e políticos e interesse pela geometria. O que gerou suas principais ideias, como, por exemplo, as leis que regem o comportamento humano, que, segundo ele, são de origem divina e são as mesmas que regem o universo. De acordo com as tais, o homem é anti-social por natureza e só se move por desejo ou medo. Sua primeira lei natural, que é a autoconservação, o induz sobre as outras, de onde vêm situações de constante conflito: a guerra de todos contra todos, na qual o homem é um lobo para o homem.
Para construir uma sociedade é necessário, portanto, que cada indivíduo renuncie a uma parte de seus desejos, chegando a um acordo. Trata-se de estabelecer um contrato social, de transferir seus direitos naturais sobre todas as coisas em favor de um soberano dono de direitos ilimitados. Este monarca absoluto, cuja soberania não reside no direito divino, e sim nos direitos transferidos, seria o único capaz de fazer respeitar o contrato social e garantir, desta forma, a ordem e a paz, exercendo o monopólio da violência que, assim, desapareceria da relação entre indivíduos.