trabalhos CS3
CS2
NEUROFISIOLOGIA: APRENDIZAGEM E MEMÓRIA
1) Ao apertar a mão de uma pessoa, conseguimos caracterizar se o aperto foi forte ou fraco, pois essa informação é enviada ao cérebro muito rapidamente. O que ocorre com o potencial receptor (de membrana) do corpúsculo de Pacini (mecanorreceptor da pele) e com os potenciais de ação subsequentes (transdução de sinal) quando o aperto é forte. Toque mais intenso causa potenciais de ação maiores?
Ao toque a camada gelatinosa do terminal dendrítico de um corpúsculo de pacini é pressionada até que esta pressão mecânica chegue à membrana celular onde os canais mecanodependentes estão presentes e o toque é sentido com a abertura de canais de Na⁺. Com a pressão mecânica, a camada gelatinosa sofre uma alteração na sua conformação e é por isso que ocorre a adaptação sensorial. Continuaremos a sentir os estímulos porque possuímos outros receptores. Logo após o primeiro potencial de ação, a membrana celular passa por um período de refratório absoluto, onde os canais de Na⁺ estão todos inativados e não adianta estimular o neurônio que não ocorrerá a transdução do sinal. Após este período, os canais Na⁺ passam da conformação inativada para fechada, evento esse chamado de período refratório relativo, e neste período, com um estímulo maior, a transdução de sinal acontece.
Quanto maior a intensidade do estímulo, maior a frequência de potenciais de ação. Maior a quantidade de neurotransmissores liberados.
2) A maior parte das informações que recebemos experiências sensoriais, não são armazenadas na memória. Após algum tempo, muitos não percebem que um objeto está lhe tocando a pele. Explique os processos de adaptação de receptores e de habituação.
Um estímulo físico específico, aplicado sobre um receptor neuronal, logo alcança o seu platô e tem sua frequência de potenciais de ação reduzida em função do tempo, tanto no tecido nervoso periférico ou central. A