revolucao industrial
Revolução Industrial – Foi à industrialização inglesa, foi quando passou por artesanal, depois virou manufatureira e atualmente é feita produção mecanizada.
A Inglaterra teve a acumulo de riqueza e de capital porque se dedicou as atividades mercantis.
Cartas de corso – Eram cartas que permitiam a pilhagem em mares e oceanos.
Revolução Gloriosa – Foi a revolução que substituiu o absolutismo pela monarquia, beneficiou os burgueses.
Os enclousers ou cercamento – Áreas ocupadas por camponeses que foram cercadas e utilizadas para criação de ovelha, os camponeses foram expulsos e houve um excesso de mão de obra na cidade.
Tratado de methuem – Os produtos ingleses adentravam Portugal com taxas preferenciais, gerando grandes lucros para os ingleses. Além disso, era vendida muito mais lã (da Inglaterra), do que vinho (de Portugal).
Produção Artesanal – O produtor tinha controle sobre as fases de produção, todo trabalho era feito por ele.
Produção Manufatureira – A produção começou a ser organizada em grandes oficinas, onde havia vários trabalhadores para fazer o trabalho.
Produção Mecanizada – As máquinas substituíram algumas funções antes exercidas por trabalhadores.
Segunda revolução industrial – Foi o desenvolvimento de novos setores industriais, ou seja, processos produtivos mais complexos, que exigiam mais tecnologia.
Bloqueio continental – A invenção de Napoleão para dificultar o comércio inglês, levando a economia britânica ao enfraquecimento, ou seja, proibiu o comercio dos países Europeus com a Inglaterra, ameaçando atacar a Inglaterra.
O processo de desenvolvimento das cidades industriais da Inglaterra – Houve a criação de transportes, e assim ferrovias, os chamados cortiços, que eram minúsculas casas onde as famílias pobres que trabalhavam