Trabalhos aldy
O que fundamenta a Sociologia Organizacional é o fator social, a ordem social, e o meio social. Mais precisamente, são os processos sociais que vão subsidiar o estudo da Sociologia aplicada às Organizações.
A sociologia Organizacional trouxe meios e ferramentas para viabilizar o estudo do ser humano nas organizações, como instrumento para sanar os possíveis conflitos e objetiva estudar as diversas formas organizacionais como sistemas sociais em plena interação com o ambiente externo, gerando efeitos em seus processos internos e na organização com um todo.
Em outras palavras, estuda as organizações e o papel que desempenham nos processos sociais e seu papel como agente de mudança social.
1. Sociologia Organizacional
O termo sociologia foi criado por Augusto Comte (sec XIX) que, em seu estudo, definiu duas vertentes principais:
a) Estudo da ordem social
b) Estudo do progresso social 1.1 Objetivo da Sociologia das Organizações:
Para o Sociólogo:
A Sociologia das Organizações, no que diz respeito a essas organizações e a sociedade, vem tentando estabelecer uma teoria sistemática das alterações comportamentais da sociedade que interfiram direta ou indiretamente no desempenho, no sucesso, no fracasso ou na sobrevida das organizações.
Para o Administrador:
Facilitar o entendimento do comportamento das organizações e dos grupos sociais internos e externos, permitindo o desenvolvimento de projetos interferentes que resultem numa melhoria de seu desempenho e na garantia de seu sucesso.
1.2 Alguns enfoques básicos a serem seguidos:
1) O Ser Humano e seu intelecto - Tudo está relacionado à evolução do intelecto humano
2) A organização Mundial e suas conseqüências - Fronteiras nacionais X capital X empresas transnacionais X globalização
3) O trabalho
4) O caráter humano e a influência na organização
5) A racionalidade e irracionalidade comportamental
CONCLUSÃO
O objetivo da Sociologia das Organizações é tanto o estudo dos