TRABALHOOOS
NOME:
IDADE: 65a
DN:__11__/__03_/_49_
ADMISSAO: 05 / 09 / 14
Historia da admissão hospitalar e Historia patológica pregressa.
ADMISSAO: 05 / 09 / 14
QUEIXA PRINCIPAL: “Disfagia”
HAP: Paciente relata ter procurado atendimento médico em abril deste ano devido quadro de disfagia para sólidos, associado à precordialgia leve a moderada. O paciente relatou sentir uma dor de leve intensidade na região epigástrica e que irradiava para o esôfago proximal. Hora “queimação”, hora “aperto” intermitente, sem associação a esforço, e com perda ponderal considerável. Iniciou, portanto, investigação diagnóstica orientada para Trato Gastro Intestinal, quando se evidenciou lesão vegetante e ulcerada no esôfago distal, bem como gastrite em antro moderada. Após esse incidente, parou de fazer uso de bebida alcoólica e fumo.
Relatou já ter realizado procedimento de angioplastia em abril e março de 2014. Desde esse exame, vem fazendo acompanhamento no ICC (Instituto do Câncer do Ceará), de onde foi encaminhado para o HUWC (Hospital Universitário Walter Cantídio).
HPP: Paciente referiu ter Diabetes Mellitus tipo 2, Hipertensão Arterial Sistêmica, dislipidemia e angioplastia e relatou ser alérgico a penicilina. Relata ter perdido em torno de 4 kg em 1 mês.
Ex tabagista.
Relação fisiopatológica e dietoterápica. Interação droga-nutriente.
Atualmente o Sr. F.N.S. encontra-se internado no setor cirúrgico, com diagnóstico de Adenocarcinoma moderado diferenciado no esôfago + DM + HASCANCER - O comprometimento do estado nutricional é uma condição freqüente nos pacientes com câncer, devido à diminuição da ingestão calórico-protéica, diminuição do apetite, alteração do paladar, comprometimento funcional e alterações metabólicas provocadas pela doença ou pelo tratamento proposto, necessitam de uma conduta nutricional correta para que não haja desenvolvimento acentuado de desnutrição observada nesses pacientes.
Estabelecer uma terapia nutricional