Trabalhooos
O marxismo tem ensejado uma extensa gama de interpretações ortodoxas e heterodoxas. Muitos autores combinaram a teoria marxista com fontes e construíram suas teorias sobre estas bases ecléticas.
a) Althursser(1972) é bastante controverso, ele é acusado de idealismo e estruturalismo, sendo incluído entre os que rejeitam uma interpretação humanista de Marx. Ele buscou desenvolver uma teoria que focalizasse a educação dentro de uma visão global do capitalismo. Sua pergunta básica foi: como as condições de produção se reproduzem? Sua reprodução física, a força de trabalho precisa ser competente, para isto as escolas se constituem nos lugares onde os alunos aprendem conhecimento e técnicas bem como normas de comportamento. Estas normas são ensinadas conforme a classe dominante a escola o ensinara a manipular a ideologia se pertencema classe dominante, ser-lhe-a ensinada a submissão a ideologia.
Mas como estes processos se desenvolvem? Existe uma relação reciproca ente a superestrutura e a infraestrutura em que a primeira é relativamente autônoma. O estado é parte da superestrutura e se compõe:
I. Dos aparelhos do estado, a saber, a chefiade estado, o governo e a administração pública.
II. Dos “Aparelhos Repressivos do Estado” (policia, tribunais, prisões, forças armadas), que são localizados da violência.
III. Uma pluralidade de “Aparelhosideológicos do Estado”, em parte situados em domínio publico e que cumprem sua funções por meio de ideologia. Althusser incluiu entre os últimos as igrejas, as escolas públicas e particulares, a família, o aparato legal, o sistema politico, os sindicatos, os meios de comunicação, a literatura, as artes e os esportes.
Althusser reconhece a relação reciproca entre a infraestrutura e a superestrutura, porem sua tese não inclui nem mesmo a possibilidade aparente de que a escola contribua para transformar a infra estrutura . Isso corresponde à sua visão passiva e determinística do homem que na perspectiva dele a