Trabalhooos
A eucaristia é o centro, o cume, o ápice da vida da Igreja. A ela se ordenam todos os sacramentos e ministérios da Igreja.
O batismo é a porta que nos introduz na vida da Igreja, que nos leva a fazer parte do Corpo de Cristo, filhos de Deus e templos do Espírito Santo. O batismo nos dá a vida de Deus, a graça de Deus.
A eucaristia é a doação total de Deus ao homem. Na eucaristia, recebemos não só a graça, mas o próprio doador da graça: Jesus Cristo, segunda pessoa da Santíssima Trindade.
A eucaristia é algo tão espetacular, violento, improvável, estranho, - diria até: difícil de se aceitar - que Deus fez uma longa e cuidadosa preparação do povo, antes de se deixar entre nós neste mistério da eucaristia.
PREPARAÇÃO REMOTA
O Cordeiro Pascal - Ex 12, 1 - 14
O Maná: Ex 16, 2 - 5
As Bodas de Caná: Jo 2, 1 - 12
PREPARAÇÃO PRÓXIMA
Jesus anuncia a eucaristia um ano antes da Última Ceia: Jo 6.
E para preparar o povo para o anúncio da eucaristia Jesus faz três milagres mostrando que Ele não era uma pessoa qualquer e tinha poderes divinos:
- a multiplicação dos pães: Jo 6, 1 - 15; - Jesus caminha sobre as águas: Jo 6, 16 - 20; - o barco chega, imediatamente, à outra margem: Jo 6,21.
Quando os discípulos ouviram Jesus falar da Eucaristia: “Eu sou o pão vivo que desce do Céu”; Jo 6, 51 “E como o Pai, que é vivo, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim aquele que comer de mim viverá por mim”; Jo 6, 57
a sinagoga de Cafarnaum se esvaziou: os Seus discípulos o abandonaram. Jesus disse, então, aos doze: - “E vós, não tendes intenção de partir?” Jo 6, 67
Jesus já estava ao final de dois anos de Sua pregação. Ele preferiu começar tudo de novo, com outros discípulos, com outros apóstolos, a abrir mão do mistério da Eucaristia.
PREPARAÇÃO IMEDIATA
Jesus manda os apóstolos prepara o lugar da Ceia: Lc 22, 7 - 15;
Jesus lava os pés dos apóstolos: Jo 13, 1 -