trabalhooo
Temática
- Por que o dia vira noite e a noite vira dia?
- Por que a energia solar incide de modo desigual no planeta?
- Por que existem diferenças de horário no planeta?
Primeiro é preciso dizer que a ideia de movimento de alguma coisa depende do ponto de referência. O planeta em que estamos está em constante movimento. Não parece, parece que ele está parado, mas não está. Quando olhamos da Terra, o Sol é que parece estar se movimentando de Leste para Oeste, mas é o contrário: a Terra gira de Oeste para Leste, como na animação abaixo:
Se estivéssemos na Lua, poderíamos avistar o movimento da Terra em torno de si mesma: a Rotação. Daí outra questão aparece:
- Por que o dia só tem 24 horas? Porque a Terra gira em torno de si mesma, gastando 24 horas para dar uma volta em torno de si mesma.
A medida que a Terra vai girando, uma metade fica na área clara e a outra na área escura. É a sucessão de dias e noites. Sabemos que uma esfera tem 360°. Como a Terra demora 24h para dar uma volta de 360°, conclui-se que em 1h ela consegue girar cerca de 15°. É matemática. É daí que surgiram os fusos horários.
Em 1900 criou-se um sistema horário mundial, e o Meridiano de Greenwich foi tomado como referência para atualizar as horas em todo o mundo. A cada 15° de distância de Greenwich o lugar tem uma hora a mais ou a menos, dependendo se for para leste ou oeste, respectivamente. Mas os países decidem se seguem fielmente esta convenção ou se fazem adaptações para criação de uma hora local. O Brasil está em um local que tem 45° de distância de Portugal, ou seja, três horas de diferença para aquele país.
Quanto à incidência dos raios solares, existem alguns lugares mais frios no planeta que outros. É o que os raios solares não incidem da mesma maneira na superfície terrestre. Quanto maior a latitude do local, menor vai ser a incidência direta dos raios solares. Isso determina o tipo de clima do local, já que