TrabalhoFINAL
201420593
Linguagem: C++
1. A linguagem escolhida é especifica para qual área: (Cientifica, Web, Sistemas, etc).
A linguagem C++ é específica para a área científica e de sistemas.
2. Avalie a linguagem em relação aos Critérios de Avaliação de Linguagens.
• Legibilidade:
O C++ é uma linguagem de nível intermediário, ou seja tanto próxima da linguagem de máquina como próximo da linguagem do homem. A partir disto, percebe-se que o C++ não é uma linguagem de legibilidade simples. Ela possui identificadores livres, palavras reservadas mnemônicas e estruturas de controle básicas, uma boa estruturação do código com os separadores e isolamento de expressões, não é uma linguagem que sofre uma falta de estruturas como Hugs.
Por outro lado, é uma linguagem de amplas possibilidades, assim como o C e o PHP, não limitando o programador, logo há diversas formas de se implementar uma solução mesmo que ela seja a errada, obrigando o programador a saber exatamente o que está fazendo, caso contrário, encontrará vários problemas. O próprio criador da linguagem alerta os programadores quanto a isto. O fato de também possuir muitos componentes básicos faz com que seja difícil a sua leitura, pois há diversas estruturas e tokens diferentes. Isso pode aumentar o leque de opções, porém pode fazer com que o programador se perca. Possui uma sobrecarga em alguns operadores como o “*” que pode ser tanto um operador aritmético como um indicador de ponteiro, podendo ser confuso em certo momentos.
• Facilidade de escrita:
• Confiabilidade:
A confiabilidade é um requisito muito importante para qualquer linguagem de programação, pois uma linguagem confiável possibilita criar programas mais seguros e bem aceitos pelos usuários. A confiabilidade nas linguagens é influenciada por vários fatores como, por exemplo, a verificação de tipos, o tratamento de exceções, a legibilidade e a facilidade de escrita. Quando se trata de confiabilidade, C e C++
possuem várias