TrabalhoFinal
Sistema integrado de Controlo de Prazos e Qualidade
Nuno Filipe Ferreira Barbosa Pereira
Dissertação para a obtenção do Grau Mestre em
Engenharia Civil
Júri
Presidente: Francisco José Loforte Teixeira Ribeiro
Orientador: Prof. Pedro Manuel Gameiro Henriques
Vogais: José Álvaro Pereira Antunes Ferreira
Janeiro 2008
AGRADECIMENTOS
A todas as pessoas e instituições que directa ou indirectamente contribuíram para o bom êxito deste trabalho, quero desde já expressar o meu mais sincero e profundo agradecimento.
Ao Instituto Superior Técnico na pessoas de todos os docentes que contribuíram para a minha formação académica ao longo destes cinco anos.
Ao Prof. Pedro Gameiro Henriques, docente da Secção de Construção, orientador da tese de
Mestrado pela amizade, apoio e disponibilidade demonstradas e pela sua indispensável orientação sem a qual não teria sido possível a conclusão do trabalho.
Finalmente, mas não menos importante, as últimas palavras de reconhecimento e gratidão são dirigidas aos meus pais, irmão e namorada, sempre tão perto, por todo o apoio e esforços possíveis e impossíveis que empreenderam durante este longo período de tempo, o amor e apoio que sempre me deram e por todos aqueles momentos em que estive ausente e que deveria estar presente.
A todos o meu muito sincero obrigado.
1
RESUMO
As exigências na Construção Civil estão cada vez mais elevadas, pelo que os construtores preocupam-se em elevar a qualidade das construções sem aumento significativo dos custos e durações. Com este intuito, é necessário planear antecipadamente a obra e prever a ocorrência de anomalias nos processos construtivos que diminuem a qualidade e provocam atrasos na obra. O FMEA (Failure Mode and Effects Analysis), é uma ferramenta que permite avaliar qualitativamente os riscos. Neste trabalho enuncia-se os príncipios teóricos do FMEA, assim como as principais fases do seu desenvolvimento, campos de aplicação, vantagens e