Trabalho
Através da Psicologia, é possível compreender a amplitude das ações e comportamentos humanos. Tratando-se de Educação, percebo que todos nós sabemos um pouco de Psicologia, o que faz com que tenhamos uma base para a discussão: Educação refere-se a como chegar em um nível de cultura e entendimento por parte dos alunos. Nesse caso, é necessárias atitudes voltadas para a apreensão e compreensão dos anseios do aluno. Por esse motivo, a Psicologia torna-se importante, pois visa atender ao aluno e não, como é tradicional, voltar-se para a satisfação das políticas e metas do Estado.
A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem, reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.
Psicologia e a Educação
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência. A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes docentes, à partir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, à partir dela, construir e transformar os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor. Ao transmitir o conhecimento para os