Trabalho
FACULDADE ESTÁCIO DE BELO HORIZONTE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RODRIGO DE SOUSA PEREIRA
EXERCÍCIOS
BELO HORIZONTE/MG
2013.1
RODRIGO DE SOUSA PEREIRA
EXERCÍCIOS
Atividade apresentada como requisito parcial à disciplina de Matemática Financeira, do Curso de Administração da Faculdade Estácio de Belo Horizonte MG.
Professor: Norma Saraiva Soares
BELO HORIZONTE/MG
2013.1
QUESTÕES
1. Quais foram os problemas encontrados pelo Euro? Qual a sua opinião?
Segundo Overtveldt, submeter países com distintas metas distintas de crescimento, mercados de trabalho com amarras ancestrais irremovíveis e politicas fiscais historicamente frouxas.
Na minha opinião, a principal dificuldade do Euro foi os distintos interesses sociais e econômicos. As desigualdades econômicas e os conflitos sociais.
2. Quais as vantagens que a Alemanha teria ao sair do Euro?
Não seria vantajoso para a Alemanha deixar a zona do Euro. A sua saída traria grandes consequências como: a economia em queda-livre, desemprego em alta. Sem contar que os alemães voltariam com a sua antiga moeda (Marco). Isso implicaria na supervalorização da moeda, podendo assim impactar fortemente na exportação do país. A exportação foi o grande forte dos alemães, como membro do Euro eles aproveitaram as vantagens econômicas e cresceram fornecendo produtos e serviços para toda a união européia. O vantajoso para os alemães e para o Euro seriam a saída dos países endividados (como a Grécia, por exemplo) e a permanência dos países com a economia forte.
3. Na sua opinião, uma moeda única na América do Sul ou parte dela daria certo? Justifique.
Não daria certo.
Não seria vantajoso principalmente para o Brasil que e a sexta economia do mundo unir-se em um bloco economicamente fraco.
São grandes as desigualdades