Trabalho
É um processo de elevação de preço, por isso dizemos que quando ela chega à zero é porque houve uma estabilidade nos preços. A inflação pode ser de oferta quando há escassez de produto, ou demanda, quando à procura é maior do que a quantidade de oferta.
Atualmente no Brasil, vivemos em período de inflação de demanda, vista que o aquecimento econômico acabou deixando as pessoas com maior poder aquisitivo, que fez expandir o consumo, e ao mesmo tempo em que a produção não conseguiu acompanhar este crescimento.
Além disso, o noticiário vem trazendo muitas informações sobre taxas, recordes de contratação de mão-de-obra, desemprego em queda e produção industrial em expansão.
Este fator vem conduzindo uma revisão constante das expectativas da inflação. Economistas consultados pelo banco central começaram a lançar mão de seus instrumentos de controle de elevação dos preços, dando inicio a ciclo de alta taxa básica de juros.
A causa da inflação: são vários os fatores que causam inflação, um dos mais importantes é a aproximação entre oferta e demanda agregada e outro processo muito comum é o choque de oferta que acontece quando algum imprevisto causa queda brusca na quantidade de produção de determinado bem.
Há outros fatores não menos relevantes, que influenciam o comportamento da inflação. Sendo eles variação cambial que tem
Uma elevação súbita da cotação do dólar ante o real tem como efeito automático o encarecimento dos chamados produtos “tradables” isto é aqueles que são comercializados tanto internamente quanto externamente é que estes bens e serviços por ter essas características, são cotados na moeda americana.
E o outro ainda no campo externo, um fenômeno inflacionário que atinja diversos países, onde pode contamina os preços dos místicos é o que foi visualizado antes da crise financeira americana em 2008, onde as cotações das modities agrícolas, minerais e energéticas subiam com vigor na esteira da pujante demanda internacional.
E por fim a