Eletrica
1. – INTRODUÇÃO TEÓRICA
1.1 – CAPACITOR
O capacitor é um dispositivo utilizado nos circuitos elétricos que apre- senta um comportamento em corrente contínua (CC), diferente do comporta- mento em corrente alternada (CA). Em corrente contínua após se carregar com cargas elétricas, permanece carregado até que seja forçado a descarregar-se, sendo utilizado em circuitos com a finalidade de manter a tensão estável sendo chamado nessas condições de filtro capacitivo.
1.1.1 – Construção e características
Um capacitor é um dispositivo formado basicamente de placas de mate- rial bom condutor, denominadas de armaduras, separadas por um material iso- lante denominado dielétrico.
1.1.2 – Alguns tipos de capacitores
Capacitores comercialmente disponíveis são especificados pelo dielétri- co utilizado e pela forma como é construído (fixo ou variável). Na prática quando o capacitor é submetido a um campo elétrico, circula uma pequena corrente pelo dielétrico, conhecido como corrente de fuga. Esta corrente é geralmente de baixo valor e pode ser considerada desprezível. Os capacitores cerâmicos são construídos a partir da deposição ou co- lagem de um metal bom condutor sobre uma cerâmica de elevada constante dielétrica. Os capacitores cerâmicos de placa são constituídos por uma folha cerâmica em cuja superfície encontram-se colados os eletrodos.
Os capacitores multicamada são formados por sucessivas folhas de material cerâmico em cuja superfície encontra-se depositado um metal bom condutor, tipicamente o paládio ou a platina. No capacitor de filme plástico, dielétricos de filme plástico como poli- éster, separam superfícies metalizadas usadas como placas. O capacitor de mica consiste de um conjunto de placas dielétricas de mica alternadas por folhas metálicas condutoras. O capacitor eletrolítico consiste de duas placas de alumínio separadas por um eletrólito e um dielétrico formado