Trabalho
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
PROFESSORA: M.A. CRISTIANE VINHOLI DE BRITO
ALUNOS: DANIEL RODRIGUES ARAÚJO – RA DAYVID FERNANDO CARVALHO DE QUEIROZ – RA 380666 ERIQUE DO NASCIMENTO MACIEL – RA 378040 JOSENILDO DE SOUSA SILVA – RA 378046 RENATO DINIZ SOUZA – RA ROGÉRIO DA CRUZ OLIVEIRA – RA 133878 TIAGO ALVES DA SILVA – RA 381317
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
A negociação está presente em nosso cotidiano, não existe negociação sem comunicação, deve-se ter um bom diálogo com boas argumentações para convencer a outra parte de que será feita uma boa negociação, onde ambas as partes devem sair satisfeitas, mesmo porque o objetivo não é lesar a outra parte, mas, procurar um meio que leve à vantagens mútuas. Isso é interessante porque os “elos” continuam ligados se por ventura precisar de uma nova negociação.
São várias as definições existentes tentando conceituar negociação, abrangendo diferentes aspectos e enfoques mostrando visões diversas sobre o tema.:
Segundo Mauricio Faganelo & Prof. Luiz Henrinque Mourão Machado (2008) negociação “é o processo por meio do qual, duas ou mais partes com objetivos diferentes procuram um acordo que as satisfaça podendo ser uma relação de compra e venda ou não”. Segundo Fisher e Ury (1985), negociação é um processo de comunicação bilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. Já na visão de Barzeman e Neale (1998) negociar racionalmente significa tomar as melhores decisões para maximizar seus interesses. De acordo com Shell (2001), a negociação é uma forma básica, especial da comunicação humana, mas não é sempre que percebemos que a estamos praticando. Uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando queremos algo de outra pessoa ou quando outra pessoa quer algo de nós.
Faz-se necessário praticar um método de