Relatorio calibraçao erro sistematico
OPERAÇÕES UNITÁRIAS DA INDÚSTRIA QUÍMICA I
CALIBRAÇÃO: ERRO SISTEMÁTICO
Experimento realizado em: 25/04/2013
CALISTO NONATO SILVA JUNIOR
UBERABA – MG
2013
INTRODUÇÃO
O conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões é chamado de calibração.
As operações de calibração são baseadas na comparação dos instrumentos padrão de modo determinar a sua exatidão e verificar se essa exatidão continua de acordo com a especificação de fabricante.
Em termos práticos, a calibração é uma ferramenta básica que visa a assegurar a confiabilidade de um instrumento de medição, por meio da comparação do valor medido com um padrão rastreado ao Sistema Internacional (SI).
Todo conhecimento das ciências naturais, se fundamenta na experimentação, que acumula fatores de incerteza como a incerteza das medições instrumentais, a incerteza do método e a dispersão dos resultados.
A Grandeza é um atributo de um fenômeno, corpo ou substância que pode ser qualitativamente distinguido e quantativamente determinado. O valor de uma grandeza específica é uma expressão quantitativa, geralmente sob a forma de uma unidade de medida multiplicada por um número.
Medição: Conjunto de operações que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza. Faz-se uma comparação entre duas grandezas de mesma espécie. Quando a comparação entre duas grandezas é direta, diz-se que o processo é de Medição Direta Resultado de Medição: Valor atribuído a um mensurando obtido por medição.
Erro é definido com a diferença entre o valor verdadeiro e o valor calculado ou observado. Contudo, na maioria das vezes o primeiro não é conhecido.
Qualquer medida efetuada está sempre afetada por erros. Se os erros forem