Trabalho
O Comportamento Organizacional está voltado para o estudo do comportamento humano dentro de organizações e grupos e indivíduos e outros elementos que completam a organização, para assim poder prever e/ou evitar um determinado tipo de reação dentro da empresa. Também é importante para analisar costumes, capacidades e diferenças dos colaboradores para encaixa-lo numa função que melhor se enquadre em suas aptidões gerando assim um aumento na produtividade, uma redução de custo e tempo de serviço, maior estímulo pessoal e diminuir a rotatividade de colaboradores entre os diversos setores da empresa, porque esses processos podem influenciar tanto beneficamente como maleficamente. Uma organização nada mais é do que uma unidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de uma maneira relativamente contínua para atingirem um objetivo comum. Toda organização precisa de uma liderança, um administrador que supervisiona as atividades das outras pessoas para coordenarem os alcances dos objetivos desejados, são eles que tomam decisões, alocam recursos, dirigem as atividades dos demais integrantes. O trabalho dos administradores podem ser examinados a partir das funções que desempenham, dos papeis que assumem ou das habilidades que demonstram. Podemos dizer que uma organização tem um clico que chamamos de feedback composto de Entrada (pessoas, matérias-primas, etc) e saídas (produtos, serviços etc). Sendo bem sucedido o feedback o ciclo recomeça podendo englobar novas entradas.
Fig. 1 – Representação do Ciclo feedback
[pic]
Fonte: http://monografias.brasilescola.com/administracao-financas/sistema-nformacao-como-fator-sobrevivencia-das-mpes.htm
Segundo Caravantes, G.; Caravantes, C.; Kloeckner, (2008): “Um sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotada de um objetivo”. Assim sendo classificam os sistemas em aberto e fechado:
Fig. 2