Trabalho
O funcionário nos dias de hoje é o fator mais importante da empresa, pois é a força intelectual que faz a empresa atingir seus objetivos. O funcionário dever ser motivado para atingir suas metas pessoais e com isso atingir também as organizacionais. Deve ser proativo e estar em constante treinamento além de ser valorizado com recompensa adequada.
De acordo com Chiavenato (2000), o fator contingencial mais importante do desenho organizacional são as pessoas, o elemento fundamental que impulsiona a organização para a ação. O desenho organizacional deve dar o apoio e suporte de que as pessoas necessitam, tanto para atingir os objetivos organizacionais, como para obter satisfação em seu trabalho. A estrutura organizacional deve servir como uma ferramenta operacional para os empregados e não mais como um elemento dominador que os aprisiona e os reprimi através de imposições e coações internas. Na verdade é o grau de conhecimento que as pessoas agregam ao negocio que faz a diferença no desenho organizacional. É o trabalho cerebral que importa a inteligência a serviço do trabalho, o estoque de conhecimento útil à organização.
O treinamento tem como objetivo tornar o colaborador mais eficiente dentro da sua aera de atuação, por isso é indispensável para as empresas que buscam crescimento. O funcionário é a força da empresa e é o que impulsiona seu constante desenvolvimento.
Segundo Marras (2000), treinamento é um processo de assimilação cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionados diretamente a execução de tarefas ou a sua otimização no trabalho. O treinamento produz um estado de mudança no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) de cada trabalhador, uma vez que implementa ou modifica a bagagem particular de cada um.
O colaborador deve estar capacitado, pois ele que realiza todos os processos dentro da organização. Os resultados dos processos é o que gera o produto ou